terça-feira, 9 de setembro de 2008

uma lástima

O que era doce, acabou-se. A massa desandou e o biscoito murchou. Deletaram o sombarato, e, com ele, foram embora cerca de dois mil e quatrocentos discos. Alguns raros, outros nem tanto, vários fora de catálogo, muitos bons, outros duvidosos. Não adianta mais reclamar, chorar o leite derramado. Acabou-se, já era.

O blog não era só um espaço ‘pirata’, era um mecanismo de divulgação legitimado pela classe. Artistas procuravam o blog com o intuito de terem seus trabalhos divulgados, teve até quem lançasse o som através do blog, vejam só... Ali, pessoas que entendem que a boa música deve ser preservada e perpetuada encontravam abrigo. Paixões reacenderam, amores nasceram, tudo num lindo caso de cumplicidade e companheirismo entre o público e a música, que, injustamente, saiu prejudicada.

Mas, o que fazer agora? Quem irá nos salvar das mulheres-frutas? Dos réus? De toda a patacoada que insiste em inunda nossa tão amada música brasileira.... ó céus, ó vida!

Àqueles que insistem em nadar contra a corrente da democratização e livre distribuição de conteúdo, só lamento. Lamento a falta de visão, a estupidez infantil... lamento tanta coisa, principalmente a ingenuidade de acharem que é assim, deletando e denunciando ferramentas como o sombarato, que eles irão avançar algum passo. Meus caros, a internet chegou há décadas e vocês ainda não acordaram. Levantem, abram seus olhos e admirem um novo mundo de vastas possibilidades. Ao invés de lutar contra seus inimigos, aliem-se a eles, forjem parcerias, criem soluções que sejam benéficas para todos. Se vocês deletam um aqui, outros dez são criados acolá. É uma erva-daninha que não tem veneno contra. É como uma fogueira ao vento, quando mais se sopra, mais força ela ganha.

Que este fato sirva não somente de estímulo para que os mantenedores do blog criem outro, outros, milhares... mas que ele desperte uma discussão rica e urgente. Que este debate seja levado aos quatro cantos. Afinal, democratizar é o que?

Meus pêsames a todos os órfãos do nosso querido e saudoso sombarato.

13 comentários:

Unknown disse...

Isso e uma palhaçada, onde fica a democratizaçao do som? Venho aqui como um amigo de um dos fundadores, fã do blog e musico manifestar minha revolta sobre esta atitude estupida deste provedor em fechar uma das maiores ferramentas de musica do pais e do nosso estado, q "valores" sao estes para se chegar a uma decisao como essa. Q apareça milhares com este q esta indo e q tenha um acervo tao grande quanto. O TPC e a cozinha esta de luto

Lucas Temporal

Filipe BB disse...

Da comunidade da Bande Ciné no ORKUT: http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=38993119&tid=5244019944553886742&start=1

Manifesto a favor do Sombarato
Pessoal estou escrevendo para falar de um assunto que toca diretamente a todo mundo que está envolvido com a música. Hoje (9 de set.) à meia-noite o famoso Blog Sombarato (http://sombarato.blogspot.com/) teve seu arquivo deletado pela empresa que mantém essa rede de blogs (Google - a empresa das letrinha coloridas com interface clean). Eles alegam que receberam denúncias de abusos de violação de direitos autorais e por isso tiveram que deletar todo conteúdo.

Queria somente dizer que quem perde são os amantes da música, neste blog tínham cerca de 2 mil discos disponíveis para download, muitas obras raras que já se encontram mais em circulação, áudios de shows ao vivo, aúdios de DVD que sem o Som Barato não chegaria nunca aos nosso ouvidos. Além disso, boa parte dos artistas contavam com o SomBarato para divulgar seu conteúdo e disponibilizavam livremente suas músicas. O Blog era uma referência sendo citado pelos principais jornais da cidade e já teve matéria na Rolling Stones BR, na revista francesa Brazuca. O SomBarato não era só um blog mas um coletivo que organizava festas, palestras, e que com apenas um ano e meio conseguiu 6 milhões de acessos do mundo inteiro.

A Bande Ciné será eternamente grata a esse fantático Blog, nosso repertório, nossos shows, nosso EP, nossos vídeos, tudo passou pelo SomBarato. Bola pra frente, essa turma é instigada e não vai parar por aí. Quem está discontente fique ligado no blog que eles criaram http://sembarato.blogspot.com, por lá devem acontecer alguma manifestação pela livre circulação de informações na rede.

Espero que a galera se anime para reconstruir esse site, não importa o formato, a rede já existe só mudará a plataforma.

Vida Longa para o Som Barato.

Salve, Salve, Benzina e companhia ilimitada.

Filipe Barros.

quilombra dos palmares disse...

do caralho, Lucas e Filipe!

Santa disse...

O absurdo fechamento do sombarato pode desencadear uma boa discussão na internet.

Primeiro, sobre o estado policialesco que se instala no país. O Brasil está fazendo alianças muito duvidosas com países antidemocráticos - Tunísia, Cuba, China, Irã, Arábia Saudita, por exemplo - no que se relaciona à liberdade na web.

Segundo, sobre a "pirataria": Download de filmes, música ou livros para uso privado (não comercial) pode ser considerado crime?.

(Divulga-se ser crime toda utilização de obra intelectual sem expressa autorização do titular num país onde até o presidente da República confessa fazer uso de cópias piratas. Comparam-se cidadãos de bem a saqueadores sanguinários do século 18).

Um bom começo para essa discussão no artigo de Manoel Almeida, "Tabu pirata", publicado na Revista Consultor Jurídico, 2007. http://www.conjur.com.br/static/text/58709,1

nãoseileianaminhacamisa. disse...

é como já dizia raulzito: você mata uma e vem outra em meu lugar.

viva a (re)democratização, viva o sem barato, porque tá pra começar mais um enxame de moscas.

Unknown disse...

isso eh realmente um absurdo e uma lastima!
Eu era um fã do blog para achar musicas de dificil acesso em outros meios.

Deixo aqui 1 dica e 1 pergunta:

dica: para os administradores do site: talvez vcs consigam salvar alguns links, e tentar reconstruir a ideia, usando o recurso cache do Google. Basta procurar Sombarato no Google e clicar no link Em Cache. O blog abre, pq esta salvo nos servidores go Google e talvez seja possivel recuperar algo.
Espero q dê certo.

a pergunta:
existe algum outro site/blog q consiga substituir o sombarato atualmente, na nossa demanda musical?

abracos!

Hilda B. disse...

Sabem o que mais me impressiona?A hipocrisia de determinados setores que dizem ser contra a troca de mp3 pela internet, que eu nem denomino de pirataria, pq não há "roubo", não há troca de valores nisso! Essas mesmas pessoas utilizam emule, soulseek,trocam peer-to-peer seus mp3 e dizem que isso pode!!!Será que não lhes passa pela cabeça que um dia suas cabeças tb estarão no topo dessa vara da censura???? Abaixo à hipocrisia, pela livre troca de informações!!!

Mário disse...

É bastante triste essa situação... Um belo blog...
Dias melhores virão?...

Anônimo disse...

Em sinal de protesto, vou excluir o google, agora mesmo já acabei com minha conta orkut. Vamos fazer isso, todos nós que curtimos durante um tempo o Som Barato.

christy disse...

Havia outro blog chamado "Forró em Vinil", com similar idéia do Som Barato e muitas raridades, que também fora sumariamente excluído. Pelo visto, estão dando um limpa em sites que prestam serviço de utilidade pública pela cultura musical brasileira como estes dois. Uma lástima!

Vera Helena disse...

Fiquei surpresa e revoltada por terem tirado o SOM BARATO de circulação virtual...Eu pergunto...Cadê a democracia?? A Liberdade de Expressão?? Por que não tiram do ar vídeos como as mulehres frutas / Créus e outros que chegam a té nós sem pedirmos??? Pra mim o SOM BARATO me edvolveu lembranças, alegrias e recuperou uma parte de história da música que estava se perdendo. parte da cultura que está se massificando e perdendo nossa identidade brasileira -- que o SOM BARATO bem rgistrou nas suas postagens. Não entendo essa atitude pois o máximo que se conseguia era baixar alguns discos só pra uso próprio e eu mesmo tive novo contato com alguns ídolos da minha adolescência - ROBERTO CARLOS, PAULO SÉWRIO E JERRY ADRIANI e da fase mais política - como Vandré, Sergio Ricardo e outra fase mais irreverente com os MUTANTES, JOELHO DE PORCO, ULTRAJE A RIGOR etc...tantese, e DEIXO AQUI MEU REPÚDIO E TORÇO PRA QUE O GOOGLE REVEJA SUA POSIÇÃO AUTOCRÁTICA E VOLTE ATRÁS LIBERANDO A DIVULGAÇÃO DO SOM BARATO.
-PELA LIBERDADE DE EXPRESSÃO - DE CANÇÃO, POESIA E ARTE EM GERAL
- PELO RSPEITO À CULTURA - MÚSICA/FSTIVAIS
- PELO INCENTIVO À INFORMAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RARIDADES.
VIVA O SOM BARATO. VOLTE LOGO

Everton disse...

Meu manifesto está em

http://www.everton.blog.br/2008/10/bola-muito-fora-do-google-bad-news-from.html

Carlos Assis disse...

Engraçado que ninguém fecha fábrica de gravador de cd, como a LG e tal. Então, como é que é! Pode gravar cd sem fins comerciais, mas não pode baixar da internet? Qual a diferença de eu pegar um disco com o meu vizinho, fazer uma cópia e ouví-lo e baixá-lo da internet?

A Biscoito Fino é uma dessas gravadoras que quer ficar rica e ainda maltrata os artistas.

No Show do Dominguinhos com o Yamandú Costa, o Dominguinhos criticou a Biscoito Fino por não levar o álbum para ser vendido no show. Disse que ele, Dominguinhos, teria que comprá-los e levá-los, caso não fossem vendidos, o Dominguinhos que ficasse com o prejuízo! Que exemplos de empresa mercenária, não! Que tal boicotarmos os seus álbuns?

Estou muito triste por ter perdido parte da memória da nossa música, antes desconhecida por mim, só por causa dos interesses comerciais de uma gravadora. É Biscoito Fino, cd de vocês NUNCA MAIS! Se alguém comprar eu faço uma cópia...aí vocês que proíbam também a venda dos gravadores de CD's!