terça-feira, 21 de outubro de 2008

www.sombaratinho.blogspot.com

o trocadilho é tão odioso quanto irresistível...
mal aê
www.sombaratinho.blogspot.com

o blog tem algumas alterações pra fazer - já que errou a profissão e o sobrenome do idealizador do som barato do passado (distante, já se vão um mês e 4 dias...) ... mas acertou em todo o resto.

du caralho, sombaratinho!
"pq cê mata uma e vem outra em meu lugar"

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Associação antipirataria trava guerra contra comunidade de 755 mil no Orkut - Folha Online

"porque cê mata uma / e vem outra em meu lugar" - Raul Seixas

DIÓGENES MUNIZ

editor de Informática da Folha Online

Uma guerra silenciosa, travada nos bastidores da principal rede social do país, preocupa internautas que baixam música pela internet. O Orkut, braço do Google que neste ano passou a ser chefiado por uma equipe brasileira, começou a deletar pedaços da sua maior comunidade dedicada a compartilhamento de arquivos MP3, a "Discografias".

O endereço existe desde 2005, conta com três administradores anônimos (Madruga, Cris e Chris) e abriga 755 mil participantes cadastrados --o número de pessoas que a utiliza efetivamente é bem maior, já que para acessar seu fórum não é preciso de inscrever. Ali, internautas compartilham links com álbuns musicais inteiros sem pagar nada. A organização e o volume de material fez com que o endereço se tornasse uma central para quem procura esse tipo de conteúdo na rede brasileira.

"É o nosso principal cliente. Em se tratando de música, ninguém tem mais arquivos que violam direitos autorais do que a 'Discografias'", diz Edner Bastos, coordenador antipirataria da APCM (Associação Antipirataria Cinema e Música), entidade que defende a propriedade intelectual.

Os moderadores da "Discografias", que passam mais de cinco horas por dia trabalhando no fórum, impõem regras rígidas, inclusive banindo usuários mais insistentes. As proporções levaram à criação de comunidades satélite, que servem de apoio para a principal. Na "Discografia - Pedidos", por exemplo, os usuários podem dizer o que querem baixar. Isso ajuda a não abarrotar o índice da comunidade "mãe" --onde entram apenas tópicos os com o caminho do download.


Hidra

No primeiro semestre deste ano, a APCM tirou do ar 118.750 links de filmes e músicas, 22.113 blogs e 20.332 arquivos P2P ("peer-to-peer", referentes a programas de compartilhamento como eMule) da internet. Seu principal rival, no entanto, continua de pé.

"Estamos com várias discussões com o Google, em alguns pontos eles nos ajudam", afirma Bastos. "Temos um trabalho para tirar [a comunidade "Discografias"] do ar, mas ela é muito complexa. É preciso pegar tópico por tópico para provar que todo aquele conteúdo é ilegal."

A exclusão de algumas páginas dentro da comunidade já foi sentida pelos internautas. Em uma nota divulgada na quinta-feira passada, os moderadores da "Discografias" afirmaram que "tópicos continuam a sumir e não são devolvidos. Depois que a administração do Orkut passou para o Brasil, a coisa tem piorado muito".

"Tiramos [o tópico] quando está constatado algum tipo de violação num link específico", afirma Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google no país. Nestes casos, o Google considera primeiramente a "liberdade de expressão", diz ele. "A comunidade é legítima, porque há discussão de música também. Além disso, você sabe, a gente deleta uma, eles criam outra."

A Folha Online entrou em contato com a moderação da comunidade. Sem se identificar, aceitaram responder à reportagem sobre seu trabalho na rede social.

"Muitas bandas, hoje, tanto no Brasil quanto no exterior, assumem que não fariam sucesso se não fosse a internet. Até o Presidente da República deu uma declaração favorável na semana passada sobre 'baixar músicas da internet'. Ilegal e pirataria, na nossa opinião, é a venda de CDs piratas", afirmam.

Segundo eles, o trabalho na Discografias é um "ótimo hobby". Mesmo sob pressão, não cogitam fazer um blog ou outro tipo de fórum --só se o Google fechá-los de vez.

"É certo que muita gente só está no Orkut pelas poucas comunidades úteis e bem organizadas que sobraram, tais como a 'Discografias' e algumas outras. Com o seu fim, pensamos que o movimento no Orkut cairia consideravelmente", apostam.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Lula diz que já baixou músicas na internet - G1

furo de reportagem sem barato / papa figo:
o som de lula molusco toca mp3 ilegal!

Ele disse que a indústria fonográfica vai 'chiar' contra os downloads.
Presidente afirmou que, quando sair da Presidência, acessará mais a web.

Jeferson Ribeiro Do G1 , em Brasília


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou nesta sexta-feira (10), durante entrevista exclusiva para os portais de Internet, que já baixou três músicas na web. Ele disse que queria presentear os governadores Cid Gomes (Ceará) e Jaques Wagner (Bahia). O presidente demonstrou preocupação com o futuro da indústria fonográfica.

“Eu acesso pouquíssimo a internet. Quando eu deixar de ser presidente da República eu vou acessar tudo que eu não tive direito, sobretudo música. Esses dias baixei música para dar ao Cid Gomes. Eu queria achar três musicas”, contou.

Uma delas, segundo o presidente, era a “Viola Enluarada”, dos compositores, Paulo e Sérgio Valle. “Depois eu queria achar uma música para o Cid Gomes, eu não sei porque eu estava lá com ele e comecei a cantar e ele falou: eu nunca ouvi essa música. Pois é do Ary Toledo, o famoso Comedor de Gilete, do Ceará. A outra, que eu queria dar para o Jaques Wagner, eu não sei o nome do cantor, mas que homenageia a Bahia”, contou.

Sem lembrar o nome da música, o presidente se aventurou a citar os versos. “A música diz assim: sou da Bahia, comigo não tem horário, não sou otário e ninguém pode zombar. Sou cabra macho, sou baiano toda hora”, afirmou. Segundo Lula, os dois governadores são muito jovens em relação a ele e não conheciam as músicas, por isso quis mostrá-las e baixou na internet.

Lula disse que não sabe como a indústria fonográfica vai conviver com o fenômeno da Internet e prevê que haverá uma chiadeira em breve. “Não sei como os donos das produtoras de CDs e DVDs vão sobreviver nesse mundo libertário que a Internet possibilita às pessoas. Não sei se estão exigindo alguma regulamentação, ou alguma coisa, mas em algum momento alguém vai começar a chiar para isso”, comentou.

Karina Buhr - pré-mix + ao vivo [2008]

Karina Buhr é líder da banda Comadre Fulozinha, com quem gravou os CDs Comadre Florzinha (1999) e Tocar na Banda (2003) e finaliza agora o terceiro cd do grupo. Também assina as ilustrações das capas e encartes dos CDs da banda.

No trabalho solo é acompanhada por Otávio Ortega (teclado e programações), Bruno Buarque (bateria), Mau (baixo) e Gui Mendonça (trompete).

Atualmente integra a banda da cantora Iara Rennó com o show Macunaíma Ópera Tupi, participa como convidada da banda Mamelo Sound System e do projeto solo do guitarrista Fernando Catatau, da banda Cidadão Instigado. Recentemente participou do projeto Era Iluminada – Mangue Beat, do SESC Pompéia, dividindo o palco com a Nação Zumbi, Siba e a Fuloresta, Junio Barreto, Lia de Itamaracá entre outros.

Karina foi integrante das bandas Eddie, Dj Dolores e Orchestra Santa Massa, Bonsucesso Samba Clube, Veio Mangaba e Suas Pastoras Endiabradas, dos maracatus Estrela Brilhante (1994/1998) e Piaba de Ouro (1994/1995) entre outros. Essa bagagem traz pra sua música muitas influências que vão se revelando e surpreendendo a cada nova audição.

Radicada em São Paulo há 5 anos integra a companhia Teatro Oficina Uzina Uzona, de José Celso Martinez Correa, como atriz, cantora, percussionista e compositora. Com o grupo participou das cinco peças da montagem de Os Sertões em temporadas em São Paulo, na turnê brasileira 2007 (Salvador, Recife, Rio de Janeiro, Quixeramobim e Canudos) e na gravação dos DVDs, Bacantes (2001) em temporada e gravação do DVD e apresentou quatro peças de Os Sertões na abertura da temporada 2005/2006 do teatro Volksbühne, em Berlin.

para saber mais sobre o trabalho solo:

www.myspace.com/karinabuhr
Contatos: dudavieira@hotmail.com (11) 9155-7107 (11)3862-3824


quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Blog de compartilhamento de músicas é retirado do ar - Boletim G-POPAI


segunda-feira 6 de outubro de 2008, por jamila

Através de uma mensagem de e-mail em inglês Bruno Rodrigues, de 24 anos, soube que tinha três dias para alterar o conteúdo de seu blog ou ele seria retirado do ar pela empresa que o hospedava. “Recebi um email de notificação do Blogger/Google avisando que o blog estava sob denúncias de infringir direitos autorais. Na notificação, eles mandavam uma espécie de link para que eu pudesse consultar exatamente o que era a denúncia, mas esse link não funcionava e retornava um aviso de que o conteúdo estava sendo processado”, conta.

No dia 9 de setembro, seu blog – o Sombarato – junto com todo o seu conteúdo foi tirado do ar.

O Sombarato foi criado em 16 de janeiro de 2007, quando Rodrigues decidiu disponibilizar gratuitamente seu acervo de discos raros para os amigos. Em pouco tempo o site tornou-se popular e novos colaboradores foram adicionados ao blog que aumentava cada vez mais a quantidade e variedade de discos. “O grande diferencial do Sombarato sempre foi o acervo. Não se encontrava em outro lugar as dezenas de discos de frevos, rock psicodelico recifense e tantas outras raridades” lembra.

Segundo Filipe Barros, autor do “Manifesto a favor do Sombarato” (publicado no blog Sembarato, [1]) o blog reunia cerca de 2 mil discos - muitos dos quais não se encontram mais em circulação -, alem de áudios de shows ao vivo e aúdios de DVD. Segundo seu Manifesto, “boa parte dos artistas contavam com o Sombarato para divulgar seu conteúdo e disponibilizavam livremente suas músicas”.

Apesar de todos os links terem se perdido junto com o blog, Rodrigues ainda tem um bacup de suas músicas e de comentários que eram deixados no Sombarato. Mesmo assim, ele não pretende retomar o site. "Um dos colaboradores pretende continuar a história do sombarato. Vamos esperar", diz.

É possível acompanhar o desenrolar dessa história através do novo blog, Sembarato (http://sembarato.blogspot.com), que reúne diversas mensagens de solidariedade ao Sombarato e manifestos contra a ação arbitrária de desativação do site.

DMCA

O Google justifica a retirada do blog Sombarato do ar com o Digital Millenium Copyright Act (DMCA), uma lei aprovada em 1998 nos Estados Unidos. Entre outras medidas, o DMCA permite que detentores de direitos autorais solicitem aos provedores de servicos online que bloqueiem o acesso a conteudos que violem direitos autorais ou os retirem de seus sistemas.

Blog Sembarato

Digital Millenium Copyright Act (em ingles)

Politica do Google sobre reclamacoes de violacao de direitos autorais

Veja as reclamacoes recebidas pelo Google com base no DMCA

Veja as perguntas comumente feitas sobre DMCA no site Chilling Effects

Observações

[1] http://sembarato.blogspot.com

sexta-feira, 3 de outubro de 2008






a quem interessar possa, segue o link com os cartazes de festas que apareceram no finado sombarato!

cartazes!